Maior apresentação de Força dos Bombeiros de PortugalMaior apresentação de Força dos Bombeiros de Portugal

Maior apresentação de Força dos Bombeiros de Portugal

Decorreu, no Porto, no dia 8 de maio, a primeira e a maior apresentação da Força de Bombeiros de Portugal. A iniciativa contou o desfile de cerca de 1500 bombeiros e 70 viaturas das várias tipologias de intervenção e a distinção de várias personalidades.

Esta demonstração de união e força teve em vista a celebração do mês do Bombeiro e a promoção da Mulher Bombeira e do contributo dos Bombeiros para o socorro, o salvamento e o combate a incêndios.

No decorrer da manhã, a LBP distinguiu o antigo provedor dos associados, Fernando Vilaça, com o colar a de mérito. Foram também agraciados, com o crachá de Ouro, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto e Marco Martins, presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, presidente da Câmara Municipal de Gondomar e oficial bombeiro dos Voluntários de Areosa Rio Tinto.

Ainda durante a cerimónia, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a Liga Portuguesa dos Bombeiros com o distintivo da Ordem do Infante D. Henrique pelo “prestígio” e “abnegação” conhecidos e respeitados no estrangeiro.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, marcou presença neste dia de enorme importância para todo o setor e para a sociedade, tendo anunciado que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma verba de 20 milhões de euros para aquisição de 81 veículos florestais, equipamentos de proteção individual e formação de 3.300 agentes de proteção civil até 2023.

António Nunes, presidente da LBP, descreveu esta iniciativa como “uma demonstração da capacidade coletiva de todos os bombeiros portugueses de estarem preparados para o serviço à população e para enfrentar a próxima época de incêndios florestais. Sem dúvida que esta parada marca o início de um novo paradigma dos bombeiros portugueses. Esta parada é demonstrativa da nossa capacidade de organização, de presença e dos nossos materiais.”

A iniciativa da Liga dos Bombeiros Portugueses contou com o apoio e organização da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto e da Câmara Municipal do Porto, a colaboração das Federações de Bombeiros e das Associações e Corpos de Bombeiros e a participação da Banda Filarmónica da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Vimioso, dirigida pela maestrina Ana Cavaleiro, pela Fanfarra da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e os músicos dos Famalicenses.

Uma manhã que ficará para a história dos Bombeiros de Portugal e que representou o lema “a união faz a força”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top