Faleceu o último comandante de Sintra em 1966

Faleceu esta semana o último comandante de bombeiros que interveio como tal no combate ao incêndio de Sintra de 1966.

José Alberto da Silva Caetano, nasceu em 27 de Outubro de 1931 e foi admitido no Corpo de Bombeiros em 24 de Janeiro de 1946. Por escolha dos companheiros do corpo ativo, e após a falecimento do comandante João Pedro Caetano, seu pai, assumiu o comando em 02 de Abril de 1960. Viria a desempenhar esse cargo até 31 de Março de 1999, tendo então passado ao quadro de honra.

Ao longo dos quarenta anos do seu comando, os Voluntários de Almoçageme mantiveram-se na vanguarda da tecnologia e da operacionalidade, frequentando diversos cursos técnicos quer em Portugal quer no estrangeiro.

Em 1977, José Alberto foi um dos sete comandantes portugueses que, após a prestação de provas de seleção, estagiaram no “New York City Fire Department”, por iniciativa da LBP, com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian, do Ministério da Administração Interna e da Comissão Instaladora do Serviço Nacional de Proteção Civil. Colaborou, quer com a Liga dos Bombeiros Portugueses, quer com o Serviço Nacional de Bombeiros, nas áreas da formação e operacionalidade.

O comandante José Alberto era detentor de um conjunto significativo de distinções, nomeadamente, a medalha de ouro de mérito municipal de Sintra, o crachá de ouro e a fénix de honra da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top