CN duvida de proposta do INEM

O Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses (CN/LBP), reunido no último sábado em Portalegre, manifestou dúvidas sobre os resultados da próxima reunião com o INEM marcada para hoje em Lisboa. A reunião, como as anteriores, é entre a LBP, Direção Executiva do SNS e INEM.

As dúvidas do CN baseiam-se no incumprimento por parte do INEM da apresentação atempada de uma proposta completa de protocolo com os Bombeiros, incluindo as contrapartidas financeiras associadas.

O Conselho Nacional marcou entretanto nova reunião para abordar exclusivamente a temática da Saúde que, em princípio, decorre em maio no distrito de Viseu.

O presidente da LBP defendeu no CN de Portalegre que, na lógica da defesa do doente, o INEM passe a estar sob o chapéu da Direção Executiva do SNS como todas as estruturas de saúde para melhor coordenação e gestão integrada,

Para António Nunes, a prestação do socorro, que é o primeiro contacto com o doente, não pode andar desgarrada do sistema, independentemente das funções próprias e específicas que cada entidade desempenha nele.

Segundo o presidente da LBP, o SNS não só não pode perder o rasto do doente, como deve intervir desde que ele é socorrido, transportado para o hospital mais indicado para a situação, e não forçosamente para o da zona, tratado e alvo de alta hospitalar. Trata-se de a bem do doente, praticar uma gestão integrada e completamente diferente do que aconteceu até agora.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top