Chegou o momento

Os Bombeiros Voluntários nasceram da vontade das populações que se sentiram abandonadas pelo Estado, criando os seus próprios mecanismos de autodefesa, muito antes dos modernos conceitos de proteção civil ou de planeamento civil de emergência, substituindo o Estado nas suas responsabilidades de proteção e socorro. Já deram muito à sociedade, que nem sempre reconhece o esforço, a dedicação e vontade na salvaguarda de pessoas e bens.

Chegou o momento, mais do que nunca, do Estado e da Sociedade apoiar de forma inequívoca as AHB, os Bombeiros e os dirigentes associativos, criando confiança no sistema de resposta às emergências.

Os cidadãos, que também são contribuintes e eleitores, têm direitos constitucionais, como o direito à segurança lato senso, pelo que as Entidades Detentoras de Corpos de Bombeiros (EDCB) têm de garantir que a resposta imediata a qualquer emergência seja feita no mais curto período, dentro de padrões internacionais. Daí a absoluta indispensabilidade da existência nos Corpos de Bombeiros voluntários de equipas de intervenção operacional imediata.

Cada um de vós pergunte a si próprio se a sociedade no seu todo e a comunidade onde se insere, pode prescindir da presença dos Bombeiros, nomeadamente dos Bombeiros Voluntários de Portugal.

 

Por António Nunes,

Presidente da LBP

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top