Precisavam de 45 mil euros, mas conseguiram, mais de 52 mil euros. Os Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca (BVPB) conseguiram juntar a verba suficiente, fruto de uma campanha solidária, para equipar com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) os 38 operacionais que integram o corpo ativo. Na próxima sexta-feira decorrerá uma cerimónia de entrega dos EPI.
O bombeiro barquense Válter São Martinho, que coordenou a campanha, disse à Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) que “ainda sobrou dinheiro para comprar desfibrilhadores automáticos externos (DAE).”
“Os objetivos da campanha de angariação de fundos foram superados, graças à generosidade das pessoas, empresas, autarquias e instituições. Inicialmente prevíamos comprar apenas as calças e os casacos dos EPI, mas conseguimos dinheiro para comprar o equipamento completo. Tudo novo para todos os elementos da corporação”, disse, esclarecendo que a campanha “Unidos Pelas Fardas” foi iniciada em janeiro, por um grupo de bombeiros da corporação, e conseguiu juntar mais de 52 mil euros.
“Os novos EPI custaram 45 mil euros, mais IVA. O dinheiro que restou vai ser aplicado na compra de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) para dotar as três ambulâncias de socorro da corporação. Pretendemos ainda adquirir uma câmara térmica e material de desencarceramento. São equipamentos de intervenção em incêndios urbanos e industriais e acidentes rodoviários que passam a ser património da associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca”, disse Válter São Martinho.
Desta forma os BVPB conseguem melhorar significativamente o material individual, mas também das ambulâncias.”