Bombeiros continuam no “Guiness”

A Associação não governamental “Oceanum Liberandum” é liderada por dois bombeiros portugueses, destina-se a socorrer e limpar os oceanos e, por essa razão, mantém-se no “Guiness” há três anos com cinco recordes.

Débora Laborde e Ruben Galante, bombeiros nos Voluntários de Carnaxide, são os mentores da instituição que já promoveu, em 2022, a maior limpeza subaquática em 12 horas, com 597 mergulhadores e a recolha de 3,4 toneladas de lixo. No mesmo ano promoveu a maior exposição fotográfica subaquática (150 fotos expostas a cinco metros de profundidade). Em 2023 promoveu a maior limpeza subaquática em 24 horas, com 842 mergulhadores e sete toneladas recolhidas. Ainda em 2023 criou a maior frase escrita com materiais recicláveis, mais de 5200 garrafas de vidro, plástico, latas e embalagens.

Em 2024 já realizou uma limpeza subaquática com maior número de mergulhadores em simultâneo, 274 mergulhadores com duas toneladas recolhidas.

Nestas operações a “Oceanum Liberandum” tem contado, em particular, com mergulhadores bombeiros dos Sapadores de Lisboa, Porto e Leiria, dos Voluntários de Campo de Ourique, Salvaterra de Magos, Montelavar, Cacilhas, Cartaxo e Santarém, da FEPC, da Marinha Portuguesa e da GNR.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top