Bloco de Notas

Rui Rama da Silva
Um atraso celebrado
Algumas correntes e figuras conhecidas têm assinalado com gáudio indisfarçado o facto do Governo afinal não ter decidido repor a estrutura da Proteção Civil de sub-regional para distrital.
LER MAIS “Perigosamente incompreensível”
A expressão foi título de um artigo de opinião num semanário por razões que têm a ver com o momento político que vivemos. Mas, a nosso ver, adapta-se também ao momento que, em particular, as associações de bombeiros também vivem.
LER MAIS Essa coisa do “Todos Somos”
Dizer e repetir que “Todos Somos Proteção Civil” é louvável, mas não chega. À partida é necessário que seja dito com convicção, que seja interiorizado e praticado.
LER MAIS Insolências passadas ou não
Voltamos à carga, não por teimosia, mas por convicção pura e até certeza de que importa mudar o modo de financiamento das associações de bombeiros. O Estado, todos sabemos, já poupou muito com isso, até de forma claramente oportunista e insolente.
LER MAIS Mudar o futuro
Não podemos mudar o passado, estamos indissociavelmente ligados e influenciados por ele. Insistir em repetir ou até perpetuar o que não resultou no passado recente ou longínquo só leva ao engano.
LER MAIS Os bombeiros portugueses precisam de coesão
Os bombeiros portugueses precisam de coesão e acima de tudo de uma LBP forte e que não vacile na sua defesa.
LER MAIS As aparências da realidade
Esta realidade aparente é sofrida pelos bombeiros com o desafio e exigência coletiva de continuar a socorrer nas melhores condições, mesmo que as condições existentes não sejam as desejadas.
LER MAIS Olhar de lado para um GT
A Liga dos Bombeiros Portugueses tudo fará pelo sucesso dos trabalhos, o que quer dizer que finalmente os bombeiros integrados de forma profissional nos quadros de pessoal das associações vão ver a luz ao fundo do túnel. Neste caso, olhar de lado para um GT deixa de ser verdade.
LER MAIS Não sabem, não querem ou não podem
É uma informação há muito repetida a que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) sempre se furtou a responder.
LER MAIS Resultados é coisa que não falta
É que nos bombeiros, pese embora o seu caráter altruísta, filantrópico e solidário, as contas permitem até passar à margem disso tudo e avaliar os resultados de qualquer investimento.
LER MAIS