A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) reuniram-se ontem, com a presença dos respetivos Presidentes, uma vez mais, para prosseguir as negociações sobre ajustamentos ao Acordo de Cooperação assinado no ano passado.
Houve convergência de posições no que diz respeito a que tendencialmente cada Corpo de Bombeiros possa, caso assim o entenda, poder vir a ser um Posto de Emergência Médica (PEM).
O INEM e a LBP concordam que se torna necessário continuar a trabalhar em conjunto para uma melhoria da parceria existente, sendo por isso importante promover reuniões técnicas entre ambas as instituições.
Por outro lado, foi possível avaliar a necessidade de se proceder à correção de alguns valores estabelecidos no Despacho n.º 9936/2021, atendendo ao contexto atual, que tem, por vezes, um forte impacto em algumas Associações.
A LBP e o INEM aceitam que há condições para a muito curto prazo se possa propor uma alteração ao referido despacho, que deverá produzir efeitos a 1 de junho do corrente ano.
O INEM e a LBP, congratulam-se pela cordialidade e compreensão de parte a parte para encontrar uma solução transitória que possa garantir uma melhor parceria na prestação de um serviço de qualidade às populações.

