Mensagem de Natal do Capelão Nacional dos Bombeiros

“Caras e caros irmãos Bombeiros,

 

Na antecâmara da caminhada do Advento que vamos iniciar no Domingo, 1 de dezembro, não poderia deixar de me fazer próximo de cada um de vocês, como Peregrino da Esperança inspirado pelo mote do nosso muito querido Papa Francisco, rumo ao Jubileu do Ano Santo 2025. O Advento deixar-nos-á à porta do Presépio de Belém para vivermos nos corações o Natal de Jesus… para tal temos de caminhar e deixar para trás tudo o que nos impede de sermos Santos e Felizes como Deus quer.

O Natal 2024 será particular e especialmente difícil para as nossas irmãs e irmãos dos Corpos de Bombeiros Oliveirinha – Tábua, S. Mamede de Infesta – Matosinhos e Palmela, será o primeiro Natal com lugares vazios dos entes queridos que materializaram o nosso Lema “VIDA POR VIDA” … para outros limitações físicas e de saúde que condicionam o caminhar. Mas com uns e com outros, com todos, estamos juntos. Lembro com muito carinho a mensagem e oração que o Papa Francisco nos dirigiu no passado dia 31 de outubro, fazendo-se próximo das famílias dos nossos bombeiros e militares falecidos neste verão.

O Natal não pode ser apenas ceia de Natal, gastronomia, convívios de amigos e familiares, luzes e músicas, presentes, pai Natal e Reis Magos. Não nos podemos permitir esquecer e fazer diluir as raízes da festa e do Encontro. Há mais de 2000 anos nasceu, de verdade, uma criança, em circunstâncias muito especiais, que a Estrela de Belém sinalizou aos Magos, que enfureceu as autoridades políticas reinantes, surpreendeu as lideranças religiosas, e que iluminou os corações anónimos das filhas e filhos de Deus… a Humanidade começou a contagem de uma nova Era… estamos a celebrar os 2024 anos da Era de Jesus Cristo, O Filho de Deus.

Irmãs e irmãos, não podemos nestes dias e neste Natal deixar de ter presentes em orações e ações todos os que pelo mundo, nascem, vivem e morrem em guerra. Da Ucrânia à Terra de Jesus, de Myanmar ao Sudão e tantos bocadinhos de III Guerra Mundial a que vamos passivamente assistindo. Lembremos também as populações vítimas dos cataclismos da natureza, nomeadamente as irmãs e irmãos da vizinha Espanha que foram atingidos pela DANA. E também todos os nossos concidadãos que vivem dificuldades.

Dentro das possibilidades de cada um, não deixemos de nos fazer “presentes” junto deles, diminuído oferecer “presentes”. O Natal é sempre especial oportunidade para reflexão pessoal sobre “Ser” e “Ter”.

 

A todos, todos, todos, uma empenhada caminhada de ADVENTO, um Santo e Feliz Natal 2024 e um abençoado ANO SANTO 2025,

+ Américo Aguiar, Cardeal

Capelão – Mor da Liga dos Bombeiros Portugueses”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Scroll to Top