A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) distinguiu a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) com o machado de cristal, pela passagem do seu 30. ° aniversário.
Na mesma cerimónia, presidida pelo secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, a LBP condecorou três dos primeiros dirigentes da Escola Nacional de Bombeiros.
Foram distinguidos com a medalha de Serviços Distintos, José Manuel Barreira Abrantes, Artur Gomes e Duarte Caldeira.
Para além destas distinções, a LBP agraciou com a medalha de Serviços Distintos o Padre Vítor Melícias, primeiro presidente da Assembleia Geral da ENB e a colaboradora mais antiga da ENB, Susana Antunes.
Os primeiros formadores da ENB, António Cruz, Elísio Oliveira, Heliodoro Salgado e José Minas receberam por parte da Liga, a medalha de agradecimento.
Os atuais membros da direção da Escola Nacional de Bombeiros, Presidente Lídio Lopes, Vogal Gisela Meireles, Vogal Marco Martins e ex-vogal Albertino Ventura foram igualmente distinguidos com a medalha de agradecimento pelo trabalho que têm desempenhado.
A LBP agraciou ainda a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), parceiro associativo da ENB, com a medalha de agradecimento.
A entrega destas condecorações decorreu na passada sexta-feira, 9 de maio, durante a sessão solene comemorativa dos 30 anos da ENB, realizada na sua sede em Sintra.58.