transporte-doentes-bombeiros

LBP reúne com governo, INEM e ACSS

A LBP esteve com os secretários de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e da Saúde, Diogo Serra Lopes, num encontro que contou, também, com a presença do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). 

A LBP apresentou aos membros do Governo a necessidade de revisão do protocolo com o INEM e dos despachos regulamentares do transporte não urgente de doentes, tendo em vista o equilíbrio orçamental das entidades detentoras dos corpos de bombeiros e o ressarcimento das despesas efetivas realizadas pelos corpos de bombeiros.

A reunião decorreu com elevada cordialidade, tendo ficado acordado que a LBP, ACSS e INEM promoveriam reuniões técnicas com caráter urgente para estabelecer documentos finais. A LBP saúda o espírito de abertura do Ministério da Saúde para acolher as justas observações feitas em nome dos Bombeiros de Portugal, mas lamenta, face ao período de transição do Governo, que não seja possível concluir de imediato o processo negocial. 

Uma vez mais, a LBP reafirmou que o Governo de Portugal tem de encontrar medidas compensatórias que possam mitigar o impacto do aumento dos preços dos combustíveis nos orçamentos das associações humanitárias de bombeiros (AHB). Sem a implementação de medidas pontuais e imediatas, as AHB podem ver-se numa situação de constrangimento total, que não desejam nem querem, no transporte não urgente de doentes. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Scroll to Top