A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) repudia e está frontalmente contra qualquer tentativa de ingerência da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) para alterar o sistema de comando que possa afetar as competências dos comandos de bombeiros.
Essa posição foi assumida esta manhã na reunião do Secretariado do Conselho Executivo da LBP na sequência de informações que confirmam essa tentativa de ingerência e que “não podem ficar sem resposta clara e definitiva”.
O Secretariado congratulou-se ainda com a evolução favorável que o problema das VDTD e das portagens está a ter bem como com as mudanças que se poderão vir a verificar a breve trecho nas inspeções periódicas das ambulâncias pelo IMT. A par disso, o Secretariado decidiu também apresentar formalmente ao IMT o problema dos VCOT, que deverão ser considerados veículos especiais de bombeiros.
Por fim, o Secretariado decidiu convidar os comandos dos corpos de bombeiros sapadores e municipais para uma reunião agendada para 3 de novembro em Leiria.