A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) interpretando os sinais de impaciência dos bombeiros e das associações exige que seja fixada uma data para apresentação de um documento para apreciação pública da carreira dos bombeiros voluntários com contratos de trabalho com as AHB. Exige ainda que o financiamento permanente às AHB faça refletir os aumentos feitos nos últimos anos no ordenado mínimo nacional (RMMG). Sem isso a LBP estará na frente de todos para em ações públicas com impacto defender os direitos do Setor.
A LBP reconhece o diálogo permanente com os agentes políticos, mas entende que é tempo de respostas concretas e não de boas intenções. Os bombeiros e AHB estão cansados de ouvir: vamos resolver. Querem ouvir: está resolvido.
A LBP e as Federações de Bombeiros têm reunido para DELIBERAR. Estamos todos cansados de ouvir reconhecimentos, mas sem resultados práticos. Está na hora de unidos e de forma consequente obter respostas para os nossos bombeiros e AHB. Chegou o momento de afirmar: queremos datas e soluções.
Apelamos aos agentes políticos e em particular ao Governo que se resolvam os temas em reunião. A alternativa é manifestações públicas de desagrado.
O lema dos bombeiros é prevenir. Mas quando falha a prevenção lá estamos no combate.
É da responsabilidade dos políticos decidirem. Diálogo consequente ou luta na defesa dos cidadãos porque os bombeiros existem para garantir a segurança de pessoas e bens.
Decidam.