Concursos Nacionais de Manobras 2023

Nos dias 10 e 11 de junho realizaram-se, no Complexo Desportivo da Covilhã, os 40.º Concurso Nacional de Manobras para Cadetes e 41.º Concurso Nacional de Manobras para Bombeiros.

Foram 27 as equipas que protagonizaram mais uma edição dos Concursos, organizados pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) com o apoio da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Covilhã, da Federação de Bombeiros do Distrito de Castelo Branco, da Câmara Municipal da Covilhã e de várias empresas.

Durante o dia de sábado, decorreram os treinos das diversas equipas de Bombeiros e Cadetes, aos quais se seguiu, ao final da tarde, a cerimónia de abertura dos Concursos Nacionais de Manobras de 2023. A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) iniciou a cerimónia com um minuto de silêncio em homenagem ao bombeiro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa que faleceu vítima de acidente de trabalho, bem como em homenagem a todos os bombeiros que faleceram recentemente.

Durante a cerimónia foram entregues medalhas às equipas vencedoras, nos vários escalões, referentes aos 39.º concursos para Cadetes e 40.º concursos para Bombeiros. Também os júris José Caria e José Duarte, foram distinguidos com a medalha serviços distintos grau prata.

Marcaram presença elementos dos órgãos sociais da LBP, bem como o vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã e a Direção e Comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.

Esta cerimónia foi abrilhantada com uma formatura constituída por elementos dos Corpos de Bombeiros do Distrito de Castelo Branco, terminando com o desfile apeado de todos os participantes e júris dos Concursos Nacionais de Manobras.

No domingo, 11 de junho, na parte da manhã, decorreram as provas num ambiente de muita animação e espírito de equipa, tendo sido posteriormente entregues as medalhas às equipas vencedoras.

No caso dos cadetes, que disputaram o 40.º concurso nacional de manobras, a equipa vencedora foi da Rebordosa, que recebeu a medalha de ouro. Em segundo e terceiro lugar, com as medalhas de prata e bronze, ficaram os cadetes da Ribeira Grande e das Caldas da Rainha, respetivamente.

No 41.º concurso nacional de manobras para bombeiros, no escalão Voluntários A femininos, Leixões ficou em primeiro lugar e Rebordosa ficou em segundo lugar. No escalão Voluntários A masculinos, a equipa de Rebordosa conquistou a medalha de ouro, a equipa da Ribeira Grande conquistou a medalha de prata e, a equipa de Montemor-o-Novo ficou em terceiro lugar com a medalha de bronze.

No escalão Voluntários B masculinos, a equipa vencedora foi a de Marco de Canaveses e, em segundo e terceiro lugar, ficaram as equipas de Paço de Sousa e Ourém, respetivamente. No caso dos Voluntários B femininos, Leixões conquistou a medalha de ouro.

Nos escalões Profissionais A e Profissionais B, o Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto recebeu a medalha de ouro e, o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa alcançou, em ambas as categorias, o segundo lugar, tendo recebido a medalha de prata.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Scroll to Top