O Conselho Nacional Extraordinário (CN) da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), reunido hoje, sábado, 24 de setembro, nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa, aprovou por unanimidade a criação das zonas operacionais e setores operacionais de Bombeiros, e manifestou-se contra integração dos Corpos de Bombeiros na estrutura dos comandos sub-regionais, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O CN reafirma a decisão do 40.º Congresso Nacional da LBP, realizado em Pombal em outubro de 2008, sobre a criação do Comando Nacional de Bombeiros.
Apesar de querer manter o diálogo com o Governo, a LBP tem o dever de não atrasar mais ou prejudicar o debate e a decisão interna sobre esse conjunto de questões.
“Bombeiros comandados por bombeiros” é o princípio em que se baseia o novo modelo de gestão operacional dos bombeiros.
As Federações vão apresentar no prazo de 15 dias ao Conselho Executivo da LBP uma proposta de metodologia de organização das zonas e setores operacionais de Bombeiros.
Num outro ponto da ordem de trabalhos, o CN aprovou ainda atribuir ao comandante Augusto Arnaut, dos Bombeiros Voluntários de Pedrogão Grande, a Fénix de Honra da LBP, por proposta pelo Conselho Executivo, reconhecendo a dignidade e exemplo dado na sua resiliência que demonstrou durante 5 anos.

