CN extraordinário para avaliação

A Confederação tem marcado para o dia 15 de abril um Conselho Nacional Extraordinário destinado a reavaliar as medidas previstas na Moção Estratégica Global aprovada no Congresso de Gondomar e outras matérias que lhes estão associadas. A reunião decorre em Cercal do Alentejo, com o apoio da Associação local e da Federação de Bombeiros do Distrito de Setúbal.

A par da discussão, que estará para breve, da Diretiva Operacional Nacional do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DON/DECIR), parece ser de reavaliar a data de implementação de algumas das iniciativas previstas na Moção através da realização de um Conselho Nacional Extraordinário.

A LBP tem vindo a estabelecer um conjunto de reuniões com o Ministério da Saúde e com o Ministério da Administração Interna sobre os temas exigidos na Moção Estratégica Global. Nesse âmbito, tem uma reunião agendada com o INEM para dia 12 de abril e o compromisso verbal do secretário de Estado da Saúde, que até ao final do mês haverá um novo despacho regulador dos transportes de doentes não urgentes.

Entretanto, a LBP está a solicitar à Secretaria de Estado da Proteção Civil um conjunto de reuniões temáticas, para já, uma para apresentar a questão do envelhecimento do parque automóvel ao serviço dos Bombeiros e outra sobre as questões remuneratórias dos Bombeiros.

Nesse sentido, a LBP entende dever aguardar as deliberações do Conselho Nacional Extraordinário para comunicar as datas de tomada de posição sobre cada uma das iniciativas previstas.

A LBP defende caminhos de diálogo e a opção por medidas de maior impacto apenas “caso o Governo não nos quiser ouvir e acordar connosco, Bombeiros de Portugal, metas para a alteração dos temas com impacto negativo que nos afligem há anos”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Scroll to Top