Capelão Nacional nomeado cardeal

O Papa Francisco anunciou este domingo que o bispo auxiliar de Lisboa e Capelão Nacional dos Bombeiros Portugueses, D. Américo Aguiar, vai ser nomeado cardeal. A nomeação acontece em 30 de setembro num consistório a realizar no Vaticano. Prestes a celebrar 50 anos de idade, D. Américo Aguiar será o segundo bispo mais novo do Colégio Cardinalício.

A Liga dos Bombeiros Portugueses, logo que sabida a notícia, saudou-o calorosamente e referiu que esta nomeação honra e prestigia também os Bombeiros de Portugal.

  1. Américo Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio, no concelho de Matosinhos, entrou para o Seminário Maior do Porto aos 22 anos de idade e foi ordenado padre em 2001.

Foi colocado na paróquia de São Pedro de Azevedo, na freguesia de Campanhã, Porto, entre 2001 e 2002 e de seguida, assumiu também o cargo de assistente regional do Corpo Nacional de Escutas até 2008.

Já no Paço Episcopal do Porto, dirigiu o departamento de comunicação da Diocese entre 2002 e 2015 e foi, também, Vigário-Geral, Chefe de Gabinete dos bispos do Porto – D. Armindo Lopes Coelho, D. Manuel Clemente e D. António Francisco dos Santos – e Capelão Mor da Misericórdia do Porto.

Nesse período acumulou também a vice-reitoria do Santuário de Santa Rita em Ermesinde, entre 2007 e 2015 e, pároco da Sé do Porto entre 2014 e 2015.

Américo Aguiar foi também presidente da Irmandade dos Clérigos entre 2011 e 2020 e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

Em março de 2019, o Papa Francisco nomeou-o bispo auxiliar de Lisboa.

D. Américo Aguiar, é também, na atualidade, presidente do conselho de gerência do Grupo RenascençaMultimédia e dirige a Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Scroll to Top