Os problemas nas urgências hospitalares não são novidade. Não é um problema atual, pelo contrário é cada vez mais frequente e com consequências quer para os doentes, quer para os bombeiros que veem o seu trabalho dificultado.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) tem alertado há algum tempo para os constrangimentos das urgências hospitalares. O constante encerramento das várias urgências faz com que os bombeiros não saibam quais os serviços que se encontram em funcionamento obrigando-os a demorar o dobro do tempo para levar os doentes a um hospital.
Urgências fechadas e ambulâncias retidas, culminam no caos em que se encontra o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O presidente da LBP, António Nunes, tem nos últimos dias reforçado esta situação e as preocupações dos bombeiros junto dos órgãos de comunicação social, conforme aqui partilhamos.
Urge a necessidade de uma reunião com a nova direção executiva do SNS e a Ministra da Saúde para, de uma vez por todas, se resolver esta situação “complicada e desesperante” conforme tem afirmado o presidente da LBP.
TSF: Situação “complicada e desesperante”. Liga dos Bombeiros alerta para dificuldades devido aos constrangimentos nas urgências (tsf.pt)
Diário de Notícias: Liga dos Bombeiros alerta para dificuldades devido aos constrangimentos nas urgências (dn.pt)
Rádio Renascença: Bombeiros alertam que problemas nas urgências atrasam transporte de doentes – Renascença (sapo.pt)
TVI: Problemas nas urgências atrasam transporte de doentes, alertam bombeiros – TVI Notícias (iol.pt)
RTP: Transporte de doentes urgentes. Bombeiros falam em atrasos de 30 minutos (rtp.pt)

