Decorreu esta semana, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, uma conferência de imprensa sobre as Jornadas Nacionais de Bombeiros que vão decorrer entre os dias 23 e 25 de maio, em Guimarães.
O Dia Nacional do Bombeiro é a comemoração nacional anual dos Soldados da Paz, este ano integrado nas Jornadas Nacionais dos Bombeiros, conta com um vastíssimo e polivalente programa nos dias 23, 24 e 25 de maio na cidade de Guimarães.
A conferência de imprensa contou com a presença do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, da Vereadora da Proteção Civil, Sofia Ferreira, da presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga, Ana Luísa Damasceno, o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, João Pedro Castro, e o comandante do corpo de bombeiros, Luís Andrade.
Durante a conferência, o presidente da LBP manifestou o interesse de ser criado a nível nacional um Museu do Bombeiro para honrar os bombeiros, toda história e património, sendo que a vereadora da Câmara de Guimarães mostrou vontade em o município receber esse museu. António Nunes deu nota ainda do papel das autarquias na ajuda aos bombeiros, pois, e segundo disse, os apoios da tutela “ficam muito aquém do desejado”. De referir que estas jornadas contam ainda com atividades culturais e religiosas.