ANEPC aprovou protótipo de viatura e LBP quer saber porquê

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aprovou o protótipo das viaturas que a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, mandou imobilizar. Para a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) esse é um dos aspetos fundamentais a considerar no inquérito que a governante mandou abrir à Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI). Aliás, segundo informações colhidas pela LBP, foi só com essa aprovação que o carroçador pode iniciar a montagem das restantes viaturas. Por outro lado, a LBP quer também saber se na análise do protótipo foi tida em conta a qualidade da cabina e do arco de proteção interior.

À falta de esclarecimentos públicos da ANEPC, a LBP fica agora a aguardar o termo do inquérito para saber a razão pela qual a Autoridade não ouviu os bombeiros antes de abrir o concurso e da adjudicação.

Porventura sabem muito, mas, como se prova, infelizmente, não sabem o suficiente para conduzir um processo como aquele associado ao PRR. Que dizer. Aliás, dos anteriores concursos associados ao POSEUR e, sobre os quais, em função do que é conhecido, podem também subsistir dúvidas, quer sobre a atuação da ANEPC, quer sobre a tutela governativa, nomeadamente da secretária de Estado da Proteção Civil de então que, ao que se sabe, agora assessoria o presidente da ANEPC.

 

Imagem | ANEPC

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Scroll to Top