Desde o princípio do ano o Conselho Executivo e os restantes Órgãos Sociais da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) desdobraram-se em atividades, iniciativas, reuniões e contactos, incluindo com a comunicação social, para reivindicar, sensibilizar e esclarecer os portugueses e o Estado sobre os bombeiros, os seus comandos e os dirigentes das associações.
Para isso, realizaram-se Conselhos Nacionais em Vale de Cambra, Montalegre, Cercal do Alentejo e Póvoa do Lanhoso, um Congresso Extraordinário em Gondomar, várias reuniões do Conselho das Federações, do Conselho de Honra, do Secretariado do Conselho Executivo e do próprio Conselho, inclusive na Madeira e Açores.
O Congresso Extraordinário de março permitiu aprovar por unanimidade a moção de estratégia global “Pensar Bombeiros”, um novo guia de protocolo e a revisão do regulamento de distinções honoríficas.
A LBP desdobrou-se também em contactos com os partidos parlamentares (PS, PSD, Livre, Chega, PCP e PAN) e com as centrais sindicais (CGTP e UGT). Apresentou ainda o primeiro relatório relativo aos incêndios florestais de 2022.
No primeiro semestre do ano, a LBP realizou uma homenagem às Forças Armadas, aos 243 bombeiros falecidos em serviço desde 1980, aos bombeiros feridos em serviço no último ano e este, aos bombeiros que integraram os grupos de socorro à Turquia e ao Chile.
O Dia Internacional do Bombeiro, em Lisboa, o Dia Nacional do Bombeiro, em Tondela, a petição já dirigida à Assembleia da República aprovada em Congresso e a posse do novo Comando Nacional Operacional de Bombeiros, em Pinhal Novo, marcaram também o mesmo período.
Resultados conseguidos junto do Ministério da Saúde relativamente ao transporte não urgente de doentes e do Ministério da Administração Interna ao DECIR, assinalaram ainda o semestre. E o que não ficou resolvido nessas matérias ou outras ficou bem encaminhado.
Uma referência especial ao Presidente da República, não só por ter marcado presença em muitas das iniciativas da LBP, mas também pela proximidade e pela sensibilidade demonstradas para com os Bombeiros.

