presidente-LBP

Presidente da LBP define agenda da confederação

Na sua intervenção, o presidente da LBP apontou três dos aspetos fundamentais que marcam a atual agenda da confederação. Em primeiro lugar, o comando nacional dos bombeiros com todas as repercussões que isso terá, inevitavelmente, desde logo, na organização dos bombeiros portugueses, mas, também, nos diferentes dossiers cujo desenvolvimento lhe está associado. Em segundo lugar, está a simplificação dos apoios, mais precisos e expeditos, que envolve todos os protocolos, de transporte de doentes, de socorro pré-hospitalar e o protocolo “chapéu” com a ANEPC.

Neste caso, com a particularidade de, como outros, estar na origem do subfinanciamento crónico das associações de bombeiros.

Em terceiro lugar, António Nunes, sublinha a importância da identidade dos bombeiros e as circunstâncias e tentativas que têm levado a tentativas de subalternização da sua dimensão e papel na sociedade.

O presidente da LBP identifica “o nosso objetivo central: percorrer um rumo partilhado defendendo que não haja concorrência entre agentes de proteção civil, mas antes confiança, compromisso, responsabilidade, complementaridade, subsidiariedade e coerência dos modelos de organização, num processo integrado de resposta, onde cada um sinta que desempenha as suas funções estruturais para, como resultado final, poder ser prestado um serviço de elevada qualidade e com modernos padrões de eficiência às populações no âmbito da proteção das populações, bens e ambiente”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Scroll to Top