Decorreu esta quinta-feira, 24 de abril, em Ansião, a assinatura de protocolos entre várias associações de bombeiros e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para a constituição de Postos de Emergência Médica, celebrando-se assim o Acordo de Cooperação estabelecido em fevereiro pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e pelo INEM. Este reforço da rede pré-hospitalar, traduz-se no número de postos de emergência médica e cumulativamente nos valores atribuídos às associações por esse desempenho.
Assinaram o protocolo as Associações Humanitárias de Bombeiros de Fajões, Arrifana, Vale de Cambra, Riba D´Ave, Fafe, Viatodos, Celorico de Basto, Vimioso, Figueira da Foz, Vila Nova de Poiares, Penela, Évora, Vendas Novas, Benedita, Ansião, Pombal, Batalha, Belas, Arruda dos Vinhos, Freamunde, Avintes, Matosinhos-Leça, Sul e Sueste, Seixal, Cacilhas, Vila Pouca de Aguiar, Salto, Penalva do Castelo e Sernancelhe.
A cerimónia foi presidida pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que garantiu que o dinheiro que se destina a financiar o socorro pré-hospitalar, será totalmente empregue sem desvios nessa missão e, como se antevê para futuro, poderá e deverá ser reforçado a bem da sua sustentabilidade em prol dos portugueses.
O presidente da LBP, António Nunes, manifestou o agradecimento à ministra da Saúde pelo apoio direto e tranquilo à relação entre a Liga e o INEM na mudança de paradigma para o pré hospitalar agora protocolada.
A Liga aproveitou a efeméride para agraciar a Ministra da Saúde, a Direção e uma dirigente do INEM com a medalha de agradecimento.