“O primeiro curso de formação da população para a área da Proteção Civil, denominado “Cidadão Resiliente”, promovido pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB), decorreu nos dias 9 e 10 de fevereiro no Centro de Formação de Sintra. Dezoito padres de todo o país receberam formação em áreas tão diversas como a definição do Risco e de como nos comportarmos antes, durante e depois de um acidente, a utilização de um extintor e práticas de suporte básico de vida, incluindo o Capelão dos Bombeiros Portugueses, Cardeal Américo Aguiar.
“Queremos aproveitar a vossa disponibilidade para melhorar a resiliência das nossas comunidades”, salientou o Presidente da Direção da ENB, Lídio Lopes, durante a sessão de abertura do curso, acompanhado dos Vogais Gisela Meireles e Marco Martins. “Espero que saiam daqui mais ricos em conhecimento”, acrescentou, mostrando-se muito satisfeito com esta iniciativa.
O Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, também esteve presente no início dos trabalhos, tendo referido que o curso “é absolutamente fundamental para recuperar a resiliência das nossas comunidades” e, na oportunidade, aproveitado para felicitar a Direção, deixou os parabéns da LBP à Escola por esta iniciativa.
O Cardeal Américo Aguiar é um dos formandos. “Se formos capazes de ser agentes de proteção civil já estamos a poupar meios de outra envergadura”, referiu, salientando a importância da prevenção. Muitos dos formandos são capelães bombeiros, “mais de metade das Dioceses do país estão aqui representadas”, incluindo a Região Autónoma da Madeira, adiantou o cardeal.
O curso tem um formato presencial, tendo como denominador comum a profissão, e pretende reunir, numa formação de 16 horas (dois dias internos), cidadãos que irão beneficiar da partilha de conhecimentos em: Noções e conceitos base de Proteção Civil; Os riscos naturais, tecnológicos e mistos; Os riscos naturais – antes, durante e depois; Kit de emergência e Plano familiar de emergência; Noções básicas de 1ºs socorros; Algoritmo de suporte básico de vida; Meios de primeira intervenção; A profissão e o risco.
A ENB tem como objetivo disponibilizar este curso também a todas as Ordens Profissionais, a Professores, a Empresários, através das suas Associações, a Autarcas e todos os outros que, pela sua atividade, se poderão constituir elementos muito positivos para difundir as boas práticas no sentido da cultura de segurança na sua comunidade profissional e na sua envolvente de relações sociais.”
Texto e Imagens | Escola Nacional de Bombeiros

