Bloco de Notas

rui-rama-silva-lbp

Rui Rama da Silva

Importa lembrar mais uma vez

As Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV) são pessoas jurídicas coletivas de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, que se regem pelos seus Estatutos, pelo regime jurídico das associações humanitárias de bombeiros e, em tudo quanto for omisso, pelo regime geral das associações, previsto nos artigos 157º a 184º do Código Civil.
LER MAIS

O reinado da burocracia sai caro aos bombeiros

Levar ao pormenor o cumprimento das novas exigências das inspeções do INEM às ambulâncias das associações e corpos de bombeiros pode custar 10 mil euros por viatura.
LER MAIS

Citius, Altius, Fortius

Citius, Altius e Fortius, à partida, não são os objetivos dos bombeiros, mas, tendo em conta a perspetiva do seu serviço abnegado aos outros, podemos considerar que também lhes dizem respeito.
LER MAIS

Somam-se agressões

Dois bombeiros dos Voluntários de Valadares, fora da sua zona de intervenção, foram vítimas de agressões perpetradas em Gaia onde tinham sido chamados para prestar socorro.
LER MAIS

Duas formas de estar e ver

Não é por acaso que o Estado é o Estado e as associações humanitárias de bombeiros voluntários não o são. Essa diferença é marcada pela essência de cada, as origens, a organização e a forma de estar e ver de cada um.
LER MAIS

Já é meio caminho

Voltámos a ser bombeiros, mas ainda só para alguns, é o que se nos oferece dizer nos dias que correm. Não será tudo, como é óbvio, mas à primeira vista parece ser meio caminho andado.
LER MAIS

Seis meses de trabalho intenso no meio da crise

Os órgãos sociais da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) para o quadriénio 2022/2025, liderados por António Nunes, perfazem esta semana seis meses de exercício com um balanço francamente positivo.
LER MAIS

O “algodão” não engana

No universo dos bombeiros as coisas são sempre claras, por vezes até inverosímeis, não obstante, algumas manobras recorrentes a que vamos assistindo tentarem confundir ou escamotear a realidade.
LER MAIS

LBP e Ministério da Saúde chegam a acordo

LBP e o Ministério da Saúde chegam a acordo sobre novos valores para o transporte de doentes não urgentes, que não sendo o exigido pelos bombeiros, compensam os impactos negativos do preço dos combustíveis.
LER MAIS

Um problema para resolver

Trata-se de um problema ancestral por resolver, mas que a LBP entende ter razões de sobra para lutar pela sua resolução. Trata-se de uma assimetria tolerada entre os Bombeiros e o Estado que perdura desde a fundação secular das nossas associações.
LER MAIS
Scroll to Top