Bloco de Notas

rui-rama-silva-lbp

Rui Rama da Silva

LBP e Ministério da Saúde chegam a acordo

LBP e o Ministério da Saúde chegam a acordo sobre novos valores para o transporte de doentes não urgentes, que não sendo o exigido pelos bombeiros, compensam os impactos negativos do preço dos combustíveis.
LER MAIS

Um problema para resolver

Trata-se de um problema ancestral por resolver, mas que a LBP entende ter razões de sobra para lutar pela sua resolução. Trata-se de uma assimetria tolerada entre os Bombeiros e o Estado que perdura desde a fundação secular das nossas associações.
LER MAIS

CN propõe escusa de responsabilidade

O Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses aprovou, por unanimidade, propor aos presidentes de direção e comandantes que apresentem escusa de responsabilidade à ANEPC, no âmbito da DON 2.
LER MAIS
LBP-crianças

Unir o presente ao futuro sem esquecer o passado

As escolas de infantes e cadetes estão a crescer nas associações de bombeiros, fruto do muito trabalho interno realizado por bombeiros, graduados, comandos e dirigentes. A todos eles, foi também dirigido o agradecimento da LBP.
LER MAIS

Um homem não pode responder por um sistema falhado

A LBP questiona, no caso do incêndio de Pedrogão de 2017, e na lógica da mais simples honestidade intelectual, se “será possível atribuir a um homem as responsabilidades de um sistema que falhou redondamente”.
LER MAIS
LBP-logistica-DECIR

Uma contradição evidente

É certo que os bombeiros não valem mais ou menos pela visibilidade da sua ação, mas seria mais justo e mais correto que todas as outras missões, igualmente de sobejo valor, tivessem também os seus “momentos de glória”.
LER MAIS
LBP-força-bombeiros

A Força da Razão

No passado domingo, 8 de maio, os Bombeiros de Portugal deram uma demonstração clara e inequívoca da força da sua razão de existir e de lutar e pela sua ação em defesa e socorro de todos os portugueses.
LER MAIS
LBP-celebrar-memoria

Celebrar a memória

A 4 de maio comemora-se o Dia Internacional do Bombeiro, criado em 1999 na sequência da morte trágica em serviço de cinco bombeiros australianos, em 1998. Nesta data, a LBP celebra a memória dos bombeiros falecidos em serviço.
LER MAIS
lbp-arregaçar-mangas

Arregaçar as mangas

Arregaçar as mangas é uma postura tradicional dos bombeiros, nos mais diversos sentidos da expressão. Essa tem sido a posição perante os problemas que assolam as associações e corpos de bombeiros.
LER MAIS

Um mar de recados

A comemoração do 15.º aniversário da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) foi o momento escolhido pelo Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa, para enviar um conjunto de recados
LER MAIS
Scroll to Top